terça-feira, 15 de maio de 2012

TJ: valores se aproximam de R$ 15 mi; magistrados vão a julgamento


Cifra é menor do que a declarada por Carla Ubarana ao Fantástico, cuja matéria motivou nota à imprensa pelo CNJ.


A sindicância do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que apura fraudes praticadas no âmbito da divisão de precatórios identificou roubo estimado em cerca de R$ 15 milhões, cinco a menos do que foi declarado ao Fantástico por Carla Ubarana.

“Nem ela mesmo sabe quanto desviou. Fala em 20, 18 milhões”, comentou uma fonte que acompanha os trabalhos de investigação. O processo de apuração depende ainda de documentação a ser enviada pelo Banco do Brasil. Até o fim da semana, o valor será exatamente quantificado.

Mesmo com os trabalhos se aproximando do final, ainda é cedo para saber se o roubo empreendido a várias mãos vai ultrapassar a segunda dezena dos milhões de reais. É improvável, não obstante, que as cifras cheguem à centena de milhões, como se especulou no início das investigações.

CNJ

Após a exposição em rede nacional do caso, com direito a entrevista de Carla Ubarana se arvorando a onisciente sobre o manuseio dos precatórios, Conselho Nacional de Justiça emitiu nota informando que o julgamento dos desembargadores Rafael Godeiro e Osvaldo Cruz foi marcado para o dia 21 de maio.

A íntegra:

Com referência às graves denúncias veiculadas pelo programa dominical “Fantástico”, o Poder Judiciário brasileiro, pelo seu Conselho Nacional de Justiça, informa que os fatos narrados pela reportagem já vêm sendo objeto de apuração pela Corregedoria do CNJ a partir de informações prestadas por magistrado do próprio estado do Rio Grande do Norte.

Conforme aprovado na última Sessão do Plenário do CNJ e seguindo prioridade que decorre da própria Constituição Federal (§ 4º do Art. 37), o Conselho confere primazia ao julgamento de processos que impliquem o mais eficaz combate à apropriação indevida de dinheiros, bens e valores públicos. Donde a previsão de julgamento, já no próximo dia 21 de maio, de Reclamação Disciplinar sobre os fatos noticiados no referido programa “Fantástico”.


Brasília, 14 de Maio de 2012


Ministro Ayres Britto
Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça

Ministra Eliana Calmon
Corregedora Nacional de Justiça
 
Apud Nominuto.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Digg Myspace E-mail

 
Headlines