1º Encontro Pedagógico
Pauta
Reflexão (uma viagem de trem)
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- Deveres do docente na instituição escolar
- Rotina da educação infantil
- Ficha de avaliação diagnosticadas turmas I II III anos nos níveis pré-silabicos, silábico, silábico- alfabético alfabético.
2º Encontro Pedagógico 24/03/2012
- Reflexão
- Informes
- Entrega do planejamento anual
- Visto da coordenação dos cadernos dos educadores
- Dificuldades encontradas em sala de aula na aprendizagem dos educadores.
- Inicio da elaboração do projeto grandes literários brasileiros.
- Tema: somos todos iguais, quando educados.
3º Encontro pedagógico
"Só é possível torna-se um bom professor num bom conjunto pedagógico"
- Leitura compartilhada “A união faz a força”
- DVD (alfabetização e letramento) salto para o futuro.
- Entrega do projeto grandes literários brasileiros
- Entrega das bolsas aos educadores ( Lá Vem Leitura)
Aparecida Bueno e Delma Dantas: coordenadoras em ação,
na elaboração.Do projeto em conjunto com os educadores. |
Delma Dantas |
Meize Vice-diretora |
todos trabalhando no mesmo propósito alfabetizar e letrando,
Ednilma nossa merendeira,Joana D’arc secretária ,
Meize lima vice-diretora, Delma Dantas coordenadora.
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Diretor: Carlos e as professoras: Eudenice,Lúcia e Claudia |
Explanações dos matérias feita pela coordenadora Delma Dantas |
A professora: Lenízia lendo a reflexão à união faz a força.
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Professores assistindo DVD: Salto Para O Futuro (alfabetizando e letrando)
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Discussão sobre o projeto literário alfabetizando e letrando. |
3º encontro pedagógico
Entrega do Projeto Grandes Literários Brasileiros.
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A professora, Adriana feliz por estar recebendo sua bolsa
Literária Lá vem Leitura
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Narjara felicíssima na escolha das bolsas. |
Professora Eudenice do turno vespertino
trabalhando junto com o turno matutino empenhados no projeto.
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A coordenadora, Aparecida Bueno orientando os professores.
A respeito do projeto que será desenvolvido nesta instituição escolar.
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O professor, Anderson fazendo o maior charme com sua bolsa literária. |
A professora Lúcia , 3º ano do turno matutino trabalhando
A Biografia de Ana Maria Machado. |
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL CANTINHO DO SABER
SÃO GONÇALO DO AMARANTE – RN
2012
EQUIPE PEDAGÓGICA
Professores:
· Adriana Amaral de Araújo.
· Anderson de Souza Silva.
· Claudia Helena B. Cunha da Silva.
· Eliane Borges Camelo.
· Lenizia S. da Silva.
· Maria Lúcia Ferreira da Silva.
· Narjara Xavier Gomes de Araújo.
Coordenadoras:
· Maria Aparecida Bueno de Souza.
· Maria Delma Costa Dantas.
APRESENTAÇÃO
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. Leonardo da Vinci
O projeto “Grandes Literários Brasileiros” tem como finalidade principal estimular a imaginação dos nossos educandos, o gosto pela leitura, bem como o aprimoramento de sua escrita, através de uma estimulação baseada na apreciação dos clássicos literários brasileiros. Pois no acompanhamento do processo de desenvolvimento educacional dos discentes da nossa instituição, verificamos que existe um déficit muito grande no desenvolvimento da leitura e escrita, e sendo assim, a equipe pedagógica decidiu por da continuidade ao projeto desenvolvido no ano de 2011, realizado pelo turno matutino, no intuito de torna a alfabetização e letramento dos educandos mais significativo e prazeroso. O projeto desenvolvido anteriormente teve como base as obras literárias de três grandes escritores brasileiros: Monteiro Lobato, Ziraldo Alves e Maurício de Souza.
Visando à inclusão dos nossos alunos no mundo letrado, este projeto tem como subtema: Somos todos iguais, quando educados. E pensando assim, nós educadores da Escola Municipal Cantinho do Saber, buscaremos valorizar as diferenças, respeitar o grau de aprendizagem de cada educando, sempre almejando a alfabetização e o letramento.
Nesse contexto de alfabetização e letramento, a ênfase será trabalhar o respeito ao próximo e a diversidade cultural, buscando assim combater as desigualdades no ambiente escolar, o bullyng, os preconceitos de credo, étnico e entre outros.
Através desse projeto visamos propiciar aos nossos educandos um ambiente escolar favorável à aprendizagem, com grande diversidade literária, diante da riqueza de autores da nossa literatura infanto juvenil brasileira e mediante prazerosos momentos de leitura e apreciação da leitura, estimulando com isso, os educandos a adentra no renomado mundo dos personagens dos autores: Ana Maria Machado, Elias José, Eva Funari, Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Vinícius de Moraes.
E assim como conclusão desse projeto desejamos alcançarmos o objetivo maior dessa instituição: “A alfabetizar nossos alunos na perspectiva do letramento”.
Maria Aparecida Bueno
Coordenadora
APORTE TEÓRICO
“A aqueles que fazem da sala de aula um projeto de vida e, da leitura, um caminho para construção de uma sociedade melhor”.
José Nicolau Gregorino Filho
Os educadores da instituição escolar Cantinho do Saber, tem como fundamentação alguns teóricos que nortearão nossa prática de sala de aula na construção do projeto: Grandes Literários Brasileiros.
O contato com os diferentes gêneros textuais da língua portuguesa visa o conhecimento de uma identidade cultural e ampliação das múltiplas linguagens construtoras da literatura infantil na sociedade.
Segundo José Nicolau, os educadores podem levar as crianças a ampliar seu repertório e educar seus olhares para a literatura e para arte, transformando-os em leitores plurais e consequentemente, em cidadãos mais preparados para a vida em sociedade.
Com o surgimento do literário monteiro lobato na literatura brasileira com proposta inovadora a criança passa a ter voz, ainda que uma voz vinda da boca de uma boneca de pano Emília, no qual o autor se preocupa com o destino da sociedade na tentativa de despertar no leitor uma flexibilidade na forma de ver o mundo nos seus aspectos sociais.
Segundo Paulo Freire, não basta saber ler "Eva viu a uva”, é preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, e nesse sentido é importante que o educador conceba a alfabetização e letramento com a responsabilidade na instituição escolar, percebendo que são múltiplas as possibilidades de uso da leitura e da escrita na sociedade, assim as práticas de sala de aula devem estar orientadas de modo que se promova alfabetização na perspectiva do letramento.
Observando a escrita de palavras e refletindo sobre as relações entre o modos de falar e o de escrever favorecendo assim a ampliação do conhecimento do educando sobre a representação arbitrária da escrita, dessa forma atividade favorecer a observação de que as sílabas não são constituídas apenas do padrão consoante e vogal e portanto essas habilidades de utilização das sílabas podem ser desenvolvidas por meio de jogos com nomes do educandos com alfabeto móvel na formação da primeira letra do nome, lista de objetos e animais desafiando a eles a formação de novas palavras.
A literatura é um bem cultural da humanidade e deve estar para toda humanidade nas diversas camadas sociais da sociedade, a leitura de textos literários e fonte de prazer e promove nas pessoas as mais cabível fantasia as conduzindo-os ao mundo do sonho, possibilitando valores e papéis sociais com ressignificados, influenciados a construção de sua identidade.
Sabendo que em nosso país ,nem todas as crianças têm oportunidade de conviver com livros de literatura infantil antes e fora da escola, e que nós fazermos a instituição escolar cantinho do saber adentramos com os literários: Eva Funari, Elias José, Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Pedro Bandeira a fim de oportunizar as nossas crianças o mundo imaginário da literatura brasileira e com isso ressaltamos a importância de nós educadores garantir aos nossos educandos uma rotina pedagógica a prática de ler livros literários, momentos esses diários de leituras compartilhada com a turma de sala de aula,quando o educador lê para a turma possibilitar o prazer da leitura e da escrita.
Segundo Ana Teberosky, crianças que desde cedo escutam histórias lidas e/ou contadas por adultos adquirem um conhecimento sobre a linguagem escrita e usos dos diferentes gêneros textuais antes mesmo de estarem alfabetizadas. Portanto para autora é por meio de atividades elaboradas com significado que os educandos vão construindo ideias sobre o que é ler e escrever, elaborando antecipações do que está escritor formulando hipóteses sobre como a histórias terminará,comparando conteúdos e estilo de texto com os de outros que já conhecem no cotidiano da sua aprendizagem. Outras estratégias didáticas que podem auxiliar o educador na sua prática e apropriando o sistema alfabético de escrita na forma lúdica com a língua portuguesa partindo de atividades diversificadas no contexto da sala de aula e extra sala de aula como: música, parlendas, quadrinhas, adivinhações, trava-língua, poemas e dessa forma estaremos envolvendo os educandos aprenderem leitura e escrita lúdica e prazerosa.
Finalizando nosso embasamento teórico refletimos que "alfabetizar letrando" é um desafio permanente no processo de ensino e aprendizagem, implicando a todos a refletir diariamente as nossas práticas pedagógicas e as concepções por nós educadores da instituição cantinho do saber, ao iniciarmos nossos alunados no mundo da escrita de forma mais transparente e possível com direito de levar a esses futuros e iniciantes leitores e ou escritores o hábito de registrar autonomamente palavras escrita alfabeticamente, podendo ler e compreender e produzir diferentes tipos de textos seja eles narrativos ou descritivos na sociedade.
OBJETIVOS
GERAL
Trabalhar as diversidades e as desigualdades sociais presentes na vida dos educandos, conscientizando-os de sua importância na transformação da sua realidade social, priorizando no contexto da sala de aula o hábito da leitura e escrita, de forma significativa e prazerosa, tornando-os cidadãos críticos e atuantes na sociedade.
ESPECÍFICOS
· Proporcionar a socialização das turmas através de recitais de poesia e dramatizações dos clássicos literários dos autores trabalhados;
· Conscientizar os educandos da importância da contribuição dos escritores brasileiros, fazendo de suas obras, elementos de conscientização das mazelas existencial e combatendo as injustiças socias do nosso país;
· Criar desde educação infantil ao fundamental ambiente de leitura, através dos cantinhos da leitura;
· Despertar no educando o interesse pela leitura, escrita, poesia, contos, histórias em quadrinhos e peças de teatro;
· Estimular o imaginário e a criatividade, através de propostas de trabalho de produção textuais;
· Trabalhar as diversidades de texto presente como: narração de histórias, informativo, biográfico e descritivo no ambiente da sala de aula.
CONTEÚDOS
O projeto abrangerá todas as áreas de conhecimento, de forma sistematizada e contínua no processo de aprendizagem dos educandos.
LÍNGUA PORTUGUESA:
· Alfabeto;
· Ordem alfabética;
· Uso de letras maiúscula e minúscula;
· Separação de sílabas;
· Pontuação;
· Substantivos;
· Gêneros textuais (informativos, poético, fábulas, jornalístico, narrativos);
· Lista de palavras;
· Consulta ao dicionário;
· Bichonário;
· Produção de revista em quadrinhos no coletivo ou individual;
· Biografia dos autores estudados;
· Resenhas de novelas, esporte ou de livros lidos em sala de aula do qual o educador poderá ser o escriba da Turma da sala de aula;
· Produção da autobiografia do educando na oralidade e escrita ou por meio de imagens;
· Bilhete, carta, convite, ficha catalográfica, quadra, parlenda, trava-língua, advinhas e cantigas;
· Produção de jornal, troca e venda de produto;
LINGUAGEM ORAL
· Debate temático (preconceito e bullyng e entre outros).
MATEMÁTICA
· Problematização envolvendo a realidade dos educandos na adição, subtração, multiplicação e divisão;
· Gráficos de livros lidos pela turma de sala de aula ou situação existente no bairro (violência do lar, dengue);
· Supermercado na sala;
· Números naturais;
· Conjunto dos números naturais;
· Figuras geométricas partindo do contexto da sala;
· Tangran na formação de desenhos;
· Sequenciará ordem, quantidade;
· Probabilidade de uma situação.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Avaliação acontecerá de forma continuada através de portfólio na educação infantil registrando as atividades mais significativas da turma, no ensino fundamental i das produções textuais coletivos e individuais e na oralidade. Ao longo do projeto serão observados os educandos nos seus desenvolvimento e interesse e participação nas atividades proposta em sala de aula e extra sala, propostas essa de uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Teremos nesse projeto uma flexibilidade para com os educandos com deficiência cognitiva, buscando atividades que estimulem a criança na concentração de sua aprendizagem, favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo, coordenação motora e psicomotricidade, que durante todo o processo de aprendizagem será desenvolvido no ambiente escolar. Fonte:
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