Depois de transformar as páginas do diário de Che Guevara em filme, Walter Salles buscou o diário de um beat -- membro de movimento libertário dos anos 1960 e 1970 -- para levar novo personagem de carne e osso ao cinema: Jack Kerouac.
Por Christiane Marcondes, para o Vermelho
Cena de On the road, de Walter Salles
Com o casal, colocou o pé na estrada e viajou meses como um vagabundo por estradinhas secundárias e espeluncas. Em cada parada, dava continuidade ao seu livro, que chegou a escrever até em rolos de papel higiênico, conta a lenda.
Dez anos depois de enviar os originais a muitas editoras e ouvir incontáveis "nãos", recebeu um telefonema inesperado: On the road finalmente foi publicado e se tornou o livro emblemático da caminhada dos beatniks no planeta. Curta, sem dúvida, porém inesquecível, principalmente no lirismo de William Blake, um de seus inspiradores, autor de versos em expansão:
"Num grão de areia ver o mundo
Na flor silvestre a celeste amplidão
Segura o infinito em sua mão
E a eternidade em um segundo"
A aventura de Salles
O longa de Walter Salles baseado no livro de Kerouac, Na Estrada, foi selecionado para a Mostra competitiva do 65º Festival de Cannes, que ocorrerá de 16 a 27 de maio. O elenco é internacional: Sam Riley, Garrett Hedlund e Kristen Stewart.
"O fato do filme ter sido selecionado na Mostra principal do Festival de Cannes é um prêmio para os jovens atores e técnicos que deram tanto ao filme. Rodamos mais de 100 mil quilômetros para filmá-lo, e isso dá uma ideia da aventura que vivemos", comentou o diretor.
Walter Salles comentou que a "paixão" pelo livro de Kerouac e a "revolução comportamental" retratada na obra o motivaram a realizar o filme. Além do trio protagonista, o filme tem outros nomes de peso no elenco como Viggo Mortensen, Kirsten Dunst e Alice Braga.
*Com informações de agências
Fonte: Portal Vermelho
0 comentários:
Postar um comentário