domingo, 29 de abril de 2012

2ª Conferência Estadual do PC do B Sobre a Emancipação da Mulher em São Gonçalo/RN


São Gonçalo do Amarante sediou a 2ª Conferência Estadual do PC do B Sobre a Emancipação da Mulher, o evento aconteceu sábado 28 de abril de 2012, no Teatro Municipal e contou com a presença de várias delegações vinda dos seguintes Municípios do Estado Rio Grande do Norte: Caicó, Caraúbas, Mossoró e Assu; Ceara Mirim, Parnamirim, Macaíba e Extremoz; Nísia Floresta, São José de Mipibú e Areia Branca; Grossos, Natal e São Gonçalo do Amarante.

Efigênio Silva - Cerimonial da Conferência


George Câmara, J. Oliveira, Olga e Célia; Antenor, Doquinha, Olga Aguiar e Joana D`arc 

Raimunda Gomes(Doquinha) Secretaria Nacional da Mulher - Conferencista

Público presente

Professora Célia Maria Coordenadora da UBM São Gonçalo

Grupo Teatral @bsolutas da PM/RN

Delegadas e delegados participantes
A abertura da Conferência foi abrilhantada com as peças culturais como o Projeto @BSOLUTAS DE POLICIAIS FEMININAS  da Polícia Militar/RN, Cordel de Hailton Mangabeira (sexo frágil uma ova) e o ator Jocélio Nunes da “Companhia de Teatro Caras e Bocas”, interpretando Joana, no monólogo: “GOTA D`ÁGUA”.

A representante da Secretaria Nacional da Mulher do PC do B e dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadora do Brasil – CTB, Raimunda Gomes (Doquinha)  expos a tese da conferência com os temas: A Luta pela Emancipação das Mulheres é Estratégica; Emancipação Política e Emancipação Humana; As Brasileiras na Atualidade; As Mulheres e o Novo Projeto de Desenvolvimento; e A luta pela Emancipação é Tarefa de Todo Partido.

Os dirigentes do Partido Comunista do Brasil e da União Brasileira de Mulheres a nível de Estado e Município que contribuíram com os debates e para o engrandecimento das teses discutidas: Antenor Roberto presidente do PC do B estadual, João Oliveira Presidente Municipal Natal e Olga Leide Presidenta do PC do B e ativista da UBM de São Gonçalo. As debatedoras Olga Aguiar funcionária pública federal, Joana D`arc fundadora da UBM Estadual e as delegadas e delegados representando os Municípios acima declinado, colaboraram com o acaloramento dos debates sobre os assunto pertinente ao mesmo.

No final foram eleitas as delegadas (os) que participarão da 2ª Conferência Nacional do PC do B Sobre a Emancipação da Mulher, como também a pauta de reivindicação que foi aprovada na Conferência Estadual para ser apresentada na Nacional.

A União Brasileira de Mulher – UBM São Gonçalo do Amarante que é composta pelas professoras Célia Maria, Cristina Rastafári, Olga Leide, Cida Bueno e Walquíria foi responsável junto com Direção Estadual pelo acontecimento da Conferência em São Gonçalo.


Segundo as organizadoras da atividade política-social em defesa dos direitos das mulheres, o ato conferencial foi um sucesso e superou todas as expectativas tanto do ponto de vista organizacional, estrutural e político. O evento aconteceu no momento ímpar de nossa História e servirá de lição para reflexão de homens e mulheres que desejam uma sociedade com justiça social. Ou seja, sem explorados   e sem exploradores. Finalizaram as Ubemistas sãogonçalenses.


Da redação por Efigênio Silva

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cineasta que criticou Washington é perseguida em aeroporto

A americana Laura Poitras, autora do documentário The Oath, lançado em 2010 e candidato ao Oscar, é  perseguida em aeroportos por criticar Washington. Desde o 11 de setembro, leis de exceção dão carta branca para agentes bisbilhotarem bagagens e confiscarem bens


Laura Poitras, cineasta americana perseguida
Laura Poitras, cineasta americana perseguida
Após os atentados terroristas de setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos criou uma serie de leis que autorizam a intromissão do Estado na vida privada dos cidadãos. Desde então, é cada vez maior o número de norte-americanos que viajam ao exterior e que ao retornar são detidos nos aeroportos, onde têm suas bagagens revistadas, e o conteúdo de computadores e celulares – e-mails, textos, vídeos e fotografias - é checado e copiado.

E não há a quem reclamar. As leis de exceção autorizam os funcionários do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) a fazer vistorias, mesmo sem autorização judicial, e o cidadão não tem qualquer possibilidade de pedir explicações. Ou seja, é como se desde o 11 de setembro a quarta emenda – que garante os direitos à intimidade e privacidade - tivesse desaparecido da Constituição norte-americana.

O documentário de Laura fala sobre os acusados pelos ataques de 11 de setembro e foi aclamado no Sundance Festival, além de ter sido indicado ao Oscar. Depois dele, Laura está entre dezenas de artistas perseguidos pela paranoia, soberba e preconceito americanos.

Com informações do Operamund
Apud P. Vermelho

Chile: 200 mil fazem passeata por ensino gratuito


Os líderes estudantis Noam Titelman, Camila Vallejo e Gabriel Boris marcham nesta quarta-feira (25) na primeira manifestação do ano. Na véspera, governo anunciou sistema de crédito estatal com taxa de juros fixa 


Noam, Camila e Gabriel, estudantes chilenos
Noam, Camila e Gabriel, jovens líderes estudantis chilenos na marcha
Cerca de 200 mil pessoas foram às ruas nesta quarta-feira (25) em todo o Chile para participar da primeira grande marcha estudantil do ano de 2012. Os manifestantes reivindicam, desde o ano passado, um sistema educacional público gratuito e de qualidade. Segundo as associações estudantis, a capital Santiago teve 80 mil pessoas saindo da Praça Itália, passando pela Casa da Moneda, residência presidencial, e terminando na Praça dos Heróis, em frente à embaixada do Brasil. O único foco de confronto registrado foi próximo ao mercado municipal de Santiago, quando boa parte das pessoas já havia voltado para casa e os líderes estudantis terminado seu discurso. 

Para o ministro da Educação, Harald Beyer, "a manifestação não se justifica, mas faz parte da liberdade de expressão". À véspera da marcha, o governo do presidente Sebastián Piñera, por meio do Ministério, anunciou, na terça-feira (24/04), uma série de medidas relativas à concessão de bolsas e ao financiamento do crédito universitário. As associações de estudantes, capitaneadas pela Confech (Confederação dos Estudantes do Chile), consideraram as ações governamentais um importante primeiro passo, porém insuficiente. Por isso, mantiveram o protesto.

Na terça (24), Beyer, anunciou o projeto de um novo crédito educativo. Entre as sete medidas específicas se destaca a criação de um fundo estatal que administrará os CAEs (créditos com aval do estado, principal programa de bolsas oferecido pelo governo), e não mais os bancos privados, como ocorre atualmente. O fundo é destinado somente a estudantes universitários.

Segundo Beyer, “o novo projeto nasceu de um estudo que buscou a forma mais barata de financiar as bolsas universitárias, e a que achamos mais conveniente era através de um novo organismo público”. O ministro, porém, não quis criticar o atual sistema: “o financiamento através dos bancos era o mais adequado em outro momento, mas o panorama atual indica que o volume de crédito vai crescer. Por isso, precisamos de outro modelo e uma mudança na forma de cobrança”.

Outro ponto importante da nova proposta governamental é a taxa fixa de juros para os novos créditos (que em um princípio será de 2% ao ano). O novo sistema de acesso às bolsas considerará critérios socioeconômicos e estipula uma fórmula de cobrança em que o pagamento das quotas ocorra somente quando o beneficiado entrar no mercado de trabalho.

Beyer acredita que, no futuro, o novo crédito educativo poderá cobrir até 90% dos universitários chilenos, mas não precisou quantos serãocontemplados no primeiro momento. Essa cifra dependerá do trâmite do projeto no Congresso. Por essa razão, ele fez um apelo pedindo pressa aos parlamentares. “Seria muito importante ter essas medidas implantadas já em 2013. Para isso precisamos de um debate o menos tumultuado possível”, afirmou.

O ministro negou que o anúncio das medidas na véspera da marcha fosse uma tentativa de esvaziar a mobilização. “As marchas estão autorizadas. Só esperamos que não haja distúrbios e que não seja uma atitude intransigente, que não feche as portas para um diálogo posterior”, concluiu Beyer.

Reação

“Uma pequena vitória dos que foram às ruas em 2011, mas que ainda não faz do panorama o ideal. Precisamos continuar mobilizados”, foi o termo usado pelo porta-voz da Confech e presidente da Feuc (Federação dos Estudantes da Universidade Católica) Noam Titelman para definir as medidas do governo.

O líder estudantil acredita que a saída dos bancos privados do sistema de crédito é um gesto na direção ao fim da busca pelo lucro na Educação, embora seja uma medida isolada. “Se o governo pode rever o lucro dos bancos também pode fazer o mesmo com as universidades. Senão cai em uma contradição e o projeto pode soar demagógico”, afirmou.

Após o anúncio, a Confech realizou uma reunião extraordinária, no final da tarde de terça, que terminou com a decisão de manter a marcha convocada para quarta. A vice-presidente da entidade, Camila Vallejo, afirmou que “ainda é cedo para saber o que se está propondo e como pretendem fazê-lo, para evitar que nos enganem com a letra miúda, que tem sido comum neste governo”.

Em entrevista ao Opera Mundi, Camila deixou clara sua desconfiança com respeito à proposta de Beyer: “É no mínimo intrigante o fato de os bancos estarem dispostos a perder um negócio tão grande como o sistema de crédito. Merecemos saber se eles realmente não receberão algo em troca”.

Sobre a marcha desta quarta-feira, a estudante, apontada pela revista norte-americana Time como uma das pessoas mais influentes do mundo em 2011, considera que “será o momento de revalidar as bandeiras do ano passado, e de dizer ao governo que queremos propostas claras, visando acabar com o endividamento das famílias e não apenas diminuir o problema. E isso só se consegue com gratuidade”.

A marcha estudantil desta quarta (25) foi realizada nas principais capitais provinciais do país. Em Santiago, a última marcha que teve autorização para passar em frente ao palácio presidencial aconteceu em 14 de julho de 2011.

Fonte: Opera Mundi

Apud P. Vermelho

Minas Gerais realiza 4º encontro de movimentos sociais

Cerca de 70 organizações convocam a sociedade mineira para debater os impactos das privatizações e precarização do trabalho

Por Joana Tavares*


4º Encontro de Movimentos Sociais - MG
4º Encontro de Movimentos Sociais - MG
Entre os dias 27 e 30 de abril, a praça da Assembleia, em Belo Horizonte (MG), vai sediar o 4º Encontro dos Movimentos Sociais, com o tema “Por um Projeto Popular para o Brasil – em defesa dos nossos direitos e contra as privatizações”. Cerca de 70 organizações, entre sindicatos, movimentos populares, pastorais e entidades estudantis convocam a sociedade mineira a discutir a necessidade de um projeto voltado para os interesses da maioria da população e a debater os impactos das privatizações e precarização do trabalho. 

“O 4º encontro tem por objetivos fortalecer a construção do Projeto Popular em Minas, combater as medidas neoliberais que têm sido implementadas pelos governos do PSDB, de Aécio e Anastasia, e proporcionar maior unidade nas lutas populares através da construção de uma plataforma dos movimentos sociais”, coloca Frederico Santana Rick, da assembleia popular.

O encontro será dividido em quatro eixos: as privatizações e o mundo do trabalho; educação e juventude; soberania popular e reformas estruturais e a vida das mulheres. O primeiro encontro foi realizado em 2006, paralelo à reunião do BID no estado, e reuniu 2 mil pessoas. O segundo, em 2007, teve como marca a campanha contra a transposição do Rio São Francisco. O terceiro, realizado em 2011, teve como tema “"Minas não quer choque, quer terra, trabalho e educação", e denunciou a falácia do choque de gestão do governo PSDB e o sucateamento das políticas sociais.

Na programação do 4º encontro, além de palestras e painéis, estão previstas atividades culturais, como a apresentação de Pereira da Viola, de grupos de Hip Hop e a noite do samba, com Aline Calixto.

A programação completa está no endereço http://www.minaslivre.com.br/encontromovimentossociais
Fonte: Brasil de Fato

Terrorismo internacional ameaça a segurança e a paz no mundo, adverte ONU

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) advertiu nessa quarta-feira (25) que a paz e a segurança internacionais estão ameaçadas devido ao tráfico de drogas, armas e seres humanos nas diversas regiões fronteiriças. "As organizações e redes criminosas melhor equipadas com novas tecnologias de informação e comunicação diversificam e expandem suas operações ilícitas", diz o texto da ONU.

O assunto foi debatido durante a reunião do conselho,a pedido da chefe da delegação dos Estados Unidos, Susan Rice. O texto advertindo sobre as ameaças do terrorismo foi aprovado pelos 15 integrantes do órgão - cinco permanentes e dez rotativos.

O Conselho de Segurança pediu ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para preparar, em seis meses, um relatório sobre o trabalho da ONU relativo ao combate ao tráfico ilícito nas regiões fronteiriças. O trabalho deverá ser submetido ao Conselho de Segurança.

Ki-moon reiterou que a ONU apoia as ações dos países interessados em combater o terrorismo para garantir a segurança das suas fronteiras contra atividades ilícitas. No começo deste mês, o presidente norte-americano, Barack Obama, defendeu, durante a 6ª Cúpula das Américas, no México, uma ação coordenada para combater o terrorismo internacional.
Fonte: TNOnline

Lançamento de documentário reúne Dilma e Lula em sessão de cinema no Museu da República

A presidenta Dilma Rousseff tirou a noite de hoje (25) para assistir ao lançamento do documentário Pela Primeira Vez, produzido e dirigido por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante seus dois mandatos. A exibição marcou também o retorno de Lula a Brasília depois do desaparecimento de um tumor na laringe, diagnosticado em outubro do ano passado.
Agência BrasilLançamento de documentário reúne Dilma e Lula em sessão de cinema no Museu da RepúblicaLançamento de documentário reúne Dilma e Lula em sessão de cinema no Museu da República

Com mais de uma hora de atraso, Dilma e Lula chegaram juntos à sessão de cinema, no auditório do Museu da República, e foram recebidos com palmas pelo público. Os dois estavam acompanhados pelo ex-ministro da Educação Fernando Haddad e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

O filme, produzido em terceira dimensão (3D), documenta os últimos momentos de Lula como presidente da República e os primeiros de Dilma Rousseff no posto mais alto do país. Durante 35 minutos, a plateia, que lotou o auditório, viu o momento em que Lula passou a faixa presidencial a Dilma, a sua saída do Palácio do Planalto, a despedida junto ao povo aglomerado na Praça dos Três Poderes, o encontro emocionado com o vice-presidente José Alencar, no hospital, após a posse de Dilma e a sua diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o primeiro discurso no Congresso Nacional.

Ao final da sessão, Lula elogiou o trabalho da presidenta no comando do país. "Tudo que a gente falava da companheira Dilma antes da campanha era pouco diante do que ela está fazendo", declarou. "Estou muito emocionada", disse a presidenta depois de ver o filme.

*Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Juros do cheque especial sobem em março para 185% ao ano


Em janeiro, a taxa anual estava em 185,9%. Os dados foram divulgados hoje (25) pelo Banco Central (BC).


Os juros médios do cheque especial subiram, na contramão de outras taxas que apresentaram redução de fevereiro para março. A taxa chegou a 185% ao ano, uma alta de 2,2 ponto percentual. Em janeiro, a taxa anual estava em 185,9%. Os dados foram divulgados hoje (25) pelo Banco Central (BC).

No caso do crédito pessoal, incluídas operações de crédito consignado, a taxa caiu 1,8 ponto percentual, de fevereiro para março, e ficou em 48,8% ao ano. A do crédito para a compra de veículos caiu 0,5 ponto percentual para 26,5% ao ano. A taxa do crédito para compra de bens subiu 3,6 ponto percentual para 61,9% ao ano. A taxa média de juros cobrada das famílias caiu 1 ponto percentual para 44,4% ao ano.

Neste mês, a Caixa e o Banco do Brasil anunciaram redução de taxas de juros e foram seguidos pelas instituições privadas Itaú, Bradesco, HSBC e Santander. Portanto, nesses dados de março ainda não é possível verificar efeitos dos anúncios dos bancos.

Além da competição entre bancos públicos e privados, as recentes reduções da taxa básica de juros, a Selic, que serve de referência para os juros bancários, geram a tendência de queda das taxas.
Fonte: Agência Brasil
 

 

Petrobras projeta recorde histórico em investimentos, apesar da instabilidade internacional

A instabilidade internacional não tem prejudicado os investimentos da Petrobras. De acordo com a presidenta da estatal, Maria das Graças Foster, a previsão de investimentos da empresa para 2012 será a maior da história e deverá chegar a R$ 88 bilhões. O cálculo apresentado por ela, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, leva em consideração um preço médio do barril de petróleo de US$ 130.

A estatal trabalha com um cenário em que o preço do barril em 2012 atinja, no máximo, esse preço médio [US$ 130]. "Trabalhamos [atualmente] com [custo de] US$ 119 o barril. Garanto a vocês que o não repasse para o preço até este momento não tem minimizado a nossa capacidade de investimento. A conjuntura de preços internacionais não tem afetado a capacidade de investimento da Petrobras", disse.

Para Foster, valores altos são muito ruins para o desenvolvimento das economias. "A Petrobras abastece o Brasil praticamente em 100%. Chega a 98% [para ser precisa]. É impossível a gente não repassar, para os preços futuros, esses patamares, caso o brent cresça nas proporções que são apresentadas por alguns previsores. Existem, no entanto, outros previsores com o petróleo custando até US$ 100", acrescentou.

Entre os investimentos, está a compra de sondas produzidas pela indústria nacional. "Atualmente, todas as sondas que usamos são importadas, e muitas delas têm chegado com atraso", explicou. "Teremos as primeiras sondas nacionais entrando em operação a partir de 2016. Todas com conteúdo local variando entre 55% e 65%". A previsão inicial da estatal é adquirir 33 novas sondas com essas características, além de outras 40 que deverão ser contratadas até o fim deste ano para atender à demanda nacional.

*Fonte: Agência Brasil

Pesquisa do IBGE aponta que Grande Natal tem 254 meios de hospedagem e mais de 20 mil leitos

A região metropolitana de Natal possui exatos 254 meios de hospedagem, contabilizando mais de 20 mil leitos. Os números foram apontados pela Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) 2011 – Municípios das Capitais, Regiões Metropolitanas das Capitais e Regiões Integradas de Desenvolvimento realizada pelo IBGE e divulgada hoje.
Dos 254 meios de hospedagem em Natal, 98 são hotéis, 20 são apart hotéis, 84 são pousadas e outros 50 são motéis.
A pesquisa também fez a divisão por unidade habitacional. Há 10.232 leitos simples e outros 10.951 leitos duplos.
Os números gerais da pesquisa no país mostraram que quase 75% da capacidade total de hospedes das regiões metropolitanas dos municípios das capitais e regiões integradas de desenvolvimento brasileiras, em 2011, se concentravam nos municípios das capitais.
Os dados registram, ainda, um total de 327.678 unidades habitacionais (suítes, apartamentos, quartos e chalés), e capacidade total de 741.303 hóspedes.
 Apud TNOnline

Corregedor sugere ao MP intervenção no sistema prisional potiguar

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Cláudio Santos, enviou ofício ao procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, sugerindo que o Ministério Público tome providências - inclusive para eventual intervenção e sequestro de verbas públicas oriundas da conta única do Estado - para atender às despesas necessárias ao funcionamento regular do sistema prisional do Rio Grande do Norte.

O desembargador destacou, no comunicado ao procurador, que a Corregedoria acompanha a situação do complexo carcerário do RN desde junho de 2009, através de inspeções realizadas pelo Grupo de Apoio à Execução Penal (Gaep), e em todas elas se constatou a precariedade do sistema.

O Gaep, além de examinar as execuções penais e o prazo de recolhimento dos presos provisórios, comparece aos estabelecimentos prisionais e entrevista individualmente todos os detentos e diretores das unidades. O resultado das inspeções, segundo o magistrado, tem mostrado uma situação insustentável sem que o Poder Público tenha tomado medidas enérgicas, inclusive sugeridas pela Corregedoria, para mudar a situação.

Reuniões
Desde janeiro de 2011, a Corregedoria Geral de Justiça do TJRN realiza reuniões com representantes de diversos órgãos e entidades, como o próprio Ministério Público e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), a responsável pela administração das unidades prisionais. Os encontros visavam encontrar soluções para o problema, mas o desembargador alerta que a despeito das sugestões encaminhadas ao Governo do Estado as medidas não foram tomadas.

"A situação se agrava a cada dia, principalmente com a falta de fornecimento de alimentação regular e com qualidade, como acontecido na Comarca de Caicó, em que houve decisão judicial determinando o bloqueio de verba para aquisição de alimentos para os recolhidos do Presídio Estadual Dr. Francisco Pereira Nóbrega", disse o texto enviado à Procuradoria.

O documento enfatiza ainda que entre as reais condições em que se encontra o Sistema Penitenciário do RN pode ser destacado que é contumaz, por exemplo, a ausência de condução dos presos provisórios para as audiências devido a escassez de viaturas para o transporte, a carência de efetivo diante do reduzido número de agentes penitenciários, a precária estrutura das instalações prisionais, a falta de pagamento aos fornecedores e o risco iminente de fugas com possibilidade de rebeliões.

"Adicione-se a isso o fato do Estado não fornecer armas (letais e não letais), coletes ou mesmo fardamento aos agentes penitenciários, responsáveis individualmente pela compra do material essencial para o desenvolvimento do trabalho", pontuou o desembargador.

Sistema Prisional
O Sistema Prisional do RN disponibiliza 2.556 vagas para custodiar presos em todo o Estado, mas abriga atualmente 7.252 detentos, o que se configura um inchaço na estrutura das unidades.

"O cumprimento de pena de forma subumana em razão da superlotação, agravada pela falta de alimentação diária, viola flagrantemente os direitos humanos, podendo configurar inclusive crime de tortura", relatou o documento assinado pelo desembargador Cláudio Santos.

Segundo informações prestadas à Corregedoria pela Sejuc a despesa mensal com a manutenção do Sistema Penitenciário do RN, excluídos os gastos com os Centros de Detenção Prisional situados na capital (estes mantidos pela Secretaria de Segurança Pública) totaliza R$ 2.315.898,00.

* Fonte: TJRN.

terça-feira, 24 de abril de 2012

PREFEITURA REINAUGURA SEDE DA LIGA DESPORTIVA

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, através da  Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer reinaugurou nesta terça às 20h a sede da Liga Desportiva do Município. No ato foi entregue os uniformes das equipes amadoras que contou com a presença dos seus dirigentes, também foram homenageados os ex-presidentes da instituição desportiva.


O prefeito Jaime Calado, secretários, vereadores e lideranças participaram do evento e discursaram em defesa e apoio a atual gestão pelo investimento no esporte amador.

JUSTIÇA NA PRAÇA EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN


A Justiça Potiguar mais perto de você!

Serviços Jurídicos

*Casamento Comunitário
*Plantão Jurídico com Audiências de Conciliação
*Registros de Ocorrência na Ouvidoria
*Consultas Processuais e ao Diário da Justiça Eletrônico
*Assessoria Jurídica Gratuita(Advogados)
*Reconhecimento de Paternidade, inclusive com exames de DNA(se necessário)
Data: 05 de maio de 2012
Local: Largo da Prefeitura - Centro
Realização: Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte

Outras informações: (84) 3215-5870

Ministro garante apoio do Governo Federal na preparação para a Copa em Natal

Acompanhado de autoridades locais, o ministro assistiu a uma apresentação da evolução da obra da Arena das Dunas, que já conta com mais de 22% concluída.

Ivanizio Ramos/Governo do RN
Aldo Rebelo elogiou o andamento do cronograma de obras do estádio.
Durante a visita técnica ao canteiro de obras da Arena das Dunas, realizada na manhã desta terça-feira (24), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, elogiou o andamento do cronograma de obras do estádio que receberá jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e reforçou a convicção no sucesso do evento em Natal. O ministro esteve acompanhado do Secretário Extraordinário para Assuntos Relativos àCopa Do Mundo 2014, Demétrio Torres, do secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos e demais autoridades.

Em coletiva de imprensa, o ministro declarou que “sempre tive a expectativa de que o Rio Grande do Norte irá realizar uma grande Copa do Mundo e mantenho essa convicção depois de mais esta visita. Acredito que com muito trabalho e dedicação, superando todos os desafios, temos condições de fazer desta Copa um sucesso”, disse Aldo Rebelo.

Acompanhado de autoridades locais, o ministro assistiu a uma apresentação da evolução da obra da Arena das Dunas, que já conta com mais de 22% do total realizado, verificou a planta da obra, que contempla um moderno centro de mídia e camarotes, e, em seguida, vistoriou a construção do estádio.
Ivanizio Ramos/Governo do RN
Ministro Aldo Rebelo vistoria a construção do estádio Arena das Dunas.

“Estou bastante satisfeito com o trabalho sério que está sendo realizado aqui. A Arena das Dunas será um estádio do tamanho que a cidade de Natal e estado do Rio Grande do Norte merecem, e irá receber não somente os jogos da Copa, como também shows, convenções e eventos que contribuirão para o desenvolvimento do RN”.

O ministro reforçou que o Rio Grande do Norte tem todas as condições de sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 e comentou a importância do Estado em acontecimentos históricos. “Não estou diminuindo a importância da Copa do Mundo, mas o Rio Grande do Norte conseguiu coisas muito mais difíceis como construir a fortaleza dos Reis Magos, expulsar os holandeses e fazer surgir pessoas de grande relevância como Luís da Câmara Cascudo e Clara Camarão. A conclusão das obras da Copa mostrará essa força do povo potiguar”, ressaltou.

Aldo Rebelo também aproveitou a ocasião para garantir o apoio do Governo Federal no sentido de agilizar a liberação dos financiamentos para as obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no Rio Grande do Norte. O ministro aproveitou a visita a Natal para também acompanhar a evolução das obras do prolongamento da avenida Prudente de Morais, que ligará a avenida dos Xavantes até a BR-101, facilitando o escoamento de veículos de passeio e de carga ao aeroporto Internacional Augusto Severo.

Na ocasião, o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa Do Mundo 2014 , Demétrio Torres, detalhou as obra a Aldo Rebelo, que fortaleceu o discurso de apoio às cidades. “Na posição de ministro do Esporte, tenho a obrigação de ajudar as Cidades-Sedes junto à Caixa Econômica para que consigam superar as barreiras e dar continuidade às obras de mobilidade que são tão importantes para o momento Copa e após o evento. O RN pode contar com o meu apoio e estamos juntos nesse desafio”, encerrou.

Apud Nominuto.com


Governo quer qualificar 100 mil mulheres até 2014


Esse é o objetivo da iniciativa, que pretende promover educação e qualificação para que mulheres tenham uma inserção mais igualitária no mercado de trabalho.


Até 2014, cerca de 100 mil mulheres deverão ser beneficiadas pelo programa Mulheres Mil. Esse é o objetivo da iniciativa, que pretende promover educação e qualificação profissional para que mulheres tenham uma inserção mais igualitária no mercado de trabalho, segundo informou hoje (24) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante reunião entre o governador-geral do Canadá, David Johnston, e a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

“O Brasil tem interesse em continuar a parceria com o governo do Canadá por ser um país que prioriza a educação. Uma de nossas metas é ampliar o número de vagas para que essas mulheres tenham acesso à educação e se tornem profissionais melhores. O programa Mulheres Mil está virando ‘Mulheres Dezenas de Milhares’”, disse o ministro.

Na reunião, o governo do Canadá ainda anunciou a doação de 12 mil bolsas para estudantes brasileiros no país que fazem parte do programa Ciência sem Fronteiras.

"Esse projeto de formação e capacitação de mulheres é estratégico em um país como o nosso, não só porque as mulheres ocupam na sociedade brasileira um papel de destaque quando se trata do cuidado com a família e dos filhos, mas também porque nós estamos em um processo de assegurar e de garantir uma presença de mulheres na sociedade brasileira. Por isso também, além do Ciência sem Fronteiras, nós agradecemos a parceira do Canadá no Mulheres Mil, que nós queremos que seja 'Mulheres Um Milhão'", afirmou a presidenta.

Também participaram da reunião entre Dilma e Johnston os ministros da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e o ministro interino de Relações Exteriores, Rui Nogueira.

Fonte: Agência Brasil
 

 

Carlos Eduardo cresce 11 pontos e lidera com 49,50% dos votos


Ex-prefeito marcara 38,43% em novembro do ano passado; todos os demais candidatos pré-candidatos somam 34,39% de intenções de votos.


O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera o levantamento estimulado contratado peloNominuto.com ao Instituto Certus com 49,50% dos votos. O pré-candidato cresceu oito pontos na mensuração, se comparado à pesquisa divulgada em janeiro pela Tribuna de Norte, quando marcou 41,57%. Em comparação com o publicado em novembro de 2011 pelo PortalNominuto.com, o pedetista cresceu 11,07%. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos.

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) continua em segundo lugar. Ela marcou 19,26% no atual levantamento, contra 19,43% em janeiro, e 25,57% em novembro do ano passado, também recuando além da margem de erro. Rogério Marinho (PSDB) aparece atrás com 5,56%. Ele marcara anteriormente 4,86% e 6,29%.

Hermano Morais (PMDB) ficou em quarto lugar, com 5,14%, praticamente estável em relação aos dois levantamentos anteriores. Fernando Mineiro, que mensurou na faixa dos 4% em janeiro e novembro, desceu agora aos 2%, ficando atrás da prefeita Micarla de Sousa (PV) que tem 2,43% das intenções de voto.
Arte: Nominuto.com
Pesquisa, registrada no TREl sob o protocolo 00010/2012 RN, foi realizada em 14 e 15 de abril.

Para 11,98% do eleitorado, nenhum candidato apresentado seria escolhido. Os que não souberam responder estacionaram em 3,85%; 0,29% não respondeu.

A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 00010/2012 RN, foi realizada em 14 e 15 de abril e colheu 701 entrevistas domiciliares, em áreas selecionadas por bairros, estratificadas por sexo, idade, grau de instrução, renda, religião e zona. 
 
Fonte: Nominuto.com

Prefeita tratou com Rafael Godeiro acordo da Henasa, diz Carla Ubarana


Em depoimento, ex-servidora diz que prefeita tratou com então presidente do TJ, Rafael Godeiro, e outros desembargadores, o precatório rumoroso.


O depoimento da ex-serventuária Carla de Paiva Ubarana aos promotores da Defesa do Patrimônio Público, no dia em que celebrou sua delação premiada, escancara ainda mais o lamaçal em que se encontra o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Divulgados no Blog do BG, os vídeos relatam uma teia criminosa alojada no seio de quem deveria ser guardiã da Justiça. Carla detona supostos esquemas além de precatórios, revelando tráfico de influência entre advogados e servidores, tudo com a anuência de magistrados.

Divididos em seis partes, os depoimentos de quase cinco horas revelam, lançam mais polêmica sobre o rumoroso caso da Henasa. Na segunda parte do conteúdo multimídia, Carla desconstrói o discurso dado em coletiva de imprensa pelo ex-procurador geral do Município, Bruno Macedo, segundo quem a prefeita Micarla de Sousa (PV) chancelou o acordo porque foi orientada pelo escritório de advocacia de Cândido Gurgel, não tendo participado das negociações.



“Esses R$ 95 milhões [valor do precatório] foi o único processo assinado na mesa presidência depois de uma conversa entre ele [Rafael Godeiro] e Micarla. Fizemos mais de trezentas audiências e nunca nenhum prefeito assinou [o acordo]. Ela foi. E fez uma reunião com outros desembargadores para acordar como seria o repasse. Não sei o que discutiram, eu sei que todo dia dez o dinheiro caía e eu fazia a divisão” [sic], conta a ex-chefe da Divisão de Precatórios.

Ela disse ainda como o dinheiro era rateado: “O dinheiro era dividido entre a parte autora [Henasa] e um advogado. Primeiro foi Raimundo Nonato, depois Fernando Caldas, que já teve um problema porque Fábio Hollanda também esteve nesse processo”, relatou.

Carla também teoriza sobre Bruno Macedo em outra passagem. Diz que ele pediu para que retirassem da ordem cronológica para suposto “acordo por fora”. Em outro trecho do depoimento, diz que o próprio ex-procurador defendeu o precatório para uma construtora, e que iria receber a parte dele.
Apud Nominuto.com
 

Twitter Facebook Digg Myspace E-mail

 
Headlines