Pela primeira vez em sua história milenar, a população urbana da China irá superar a rural, e isso acontecerá já no final deste ano. É o que aponta um estudo da Academia Chinesa de Ciências Sociais divulgado nesta terça-feira (20) pela imprensa oficial do país asiático.
Piscina pública em Suining, China / Foto: Boston.com
Isso não só significará uma mudança estatística, assinalam os especialistas da principal academia estatal, mas "representará profundas mudanças nos estilos de vida, de emprego, consumo e inclusive nos valores".
Calcula-se que cerca de 240 milhões de pessoas deixaram o campo e emigraram para cidades no país asiático, apesar dos centros urbanos terem um sistema de registro que muitas vezes discrimina estes imigrantes rurais, com menores oportunidades de acesso, por exemplo, a saúde e educação.
O Plano Quinquenal relativo ao período entre 2011 e 2015, aprovado em março deste ano e que planeja a política econômica do país asiático durante esses cinco anos, já previa que a população urbana superaria a rural pela primeira vez em sua história, mas não esperava que já acontecesse em seu primeiro ano de aplicação.
Fonte: Efe
Apud P. Vermelho
0 comentários:
Postar um comentário