sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ribeira tem noite de festa em desfile das campeãs do Carnaval

A noite era de comemoração e festa para as tribos de índios e escolas de samba que se destacaram no carnaval de 2012 em Natal. O palco foi a avenida Duque de Caxias, localizada no bairro da Ribeira. A população compareceu e lotou as arquibancadas e as laterais da "avenida do samba", animando ainda mais a passagem das agremiações.

Por volta das 21h deste sábado (25), as primeiras tribos de índio já davam início aos desfiles na avenida. A primeira foi a tribo Tupinambás. Com 177 pontos, a tribo do bairro de Brasília Teimosa, zona Leste de Natal, foi eleita a campeã da chave B e recebeu o troféu durante a noite deste sábado. "Foi um trabalho difícil e que demandou muita dedicação. Na verdade, nosso maior objetivo era realizar uma homenagem e acabamos ganhando o título", informou Gilvan Leal, que conduzia o desfile da tribo.
(...)


O desfile das campeãs de tribos de índios do grupo A foi cercada de polêmicas e discussões. Presidentes e diretores das agremiações reclamavam dos jurados pelo trabalho realizado. Eles alegavam que haviam sido prejudicados por uma falha técnica no corpo do júri e informaram que entrarão com representação contra o resultado oficial. 

Homenageando personalidades potiguares, entre elas o folclorista Deífilo Gurgel, que faleceu recentemente, a Tribo Tabajara recebeu as melhores notas nos oito quesitos avaliados pelos quatro jurados. Com um total de 158,4 pontos, a tribo Tabajara, de Felipe Camarão, sagrou-se campeã da categoria. A tribo desfilou com 123 integrantes no sábado de Carnaval.

O presidente da tribo, Paulo Lira, destacou o esforço do grupo. "Houve empenho e brio por parte de todos os envolvidos para chegarmos até aqui. Com o tema 'A última viagem dos guerreiros' homenageamos grandes nomes do folclore do Rio Grande do Norte", disse à reportagem da TRIBUNA DO NORTE.

Escolas de Samba

A programação seguiu com a apresentação das escolas de samba. A primeira delas foi a Império do Vale, premiada do grupo B. A agremiação conseguiu 213,9 pontos durante a apuração dos votos dos jurados. Para a avenida, os 300 foliões levaram as belezas e histórias do rio Amazonas, localizado na região Norte do país.

"Dedicamos a vitória a cada componente deste grupo", disse o presidente da Impéri do Vale, Lenilson dos Santos após receber o prêmio. O Império do Vale, de Ceará-Mirim, retornará ao grupo principal durante o carnaval 2013. "Ano passado nós fomos eliminados da competição. Mas esse ano conseguimos a vitória e, em 2013, estaremos no grupo principal novamente", completou.

As quatro primeiras colocadas retornaram à avenida do samba. Rio do Norte, Malandros do Samba, Acadêmicos do Morro e a campeã Balanço do Morro refizeram o desfile que lhes garantiu o destaque pelos jurados. 

Somando 220 pontos, a escola Balanço do Morro que levou o tema "30 anos de comunicação: Luiz Almir" para avenida faturou o campeonato. "Tivemos muitas dificuldades esse ano, mas com a força de vontade dos componentes, fomos para a avenida e fizemos bonito. É muito emoção. Agora, é só comemorar com a comunidade das Rocas", disse Cesar Filho, presidente da escola, durante a quinta-feira passada na apuração. 

A Balanço do Morro é bicampeã do carnaval de Natal. Em 2012, a escola repetiu o sucesso do ano passado e consagrou-se, mais uma vez, campeã entre as escolas do grupo.
Fonte: TNOnline

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Digg Myspace E-mail

 
Headlines