quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Secretário da Copa confirma conclusão de 50% das obras até dezembro


César Augusto/Nominuto.com
Secretário Demétrio Torres concedeu entrevista no Jornal 96 nesta quarta (8).
O Secretário Estadual da Copa (Secopa/RN), Demétrio Torres, foi o entrevistado do Jornal 96, desta quarta-feira (8). O secretário falou sobre o andamento das obras do estádio Arena das Dunas e obras de mobilidade. Ele destacou o avanço de cerca de 40 dias no cronograma e disse: “O momento do Arena das Dunas me lembra um brinquedo de montar. Agora, estamos nessa fase de montagem das colunas das arquibancadas”.
(...)

Foco das críticas do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o Arena das Dunas segue hoje em mares mais tranquilos. Segundo o secretário da Copa, Demétrio Torres, hoje a obra já está com 30% concluída. “Hoje estamos na ordem de 40 dias adiantados do cronograma e muito provavelmente vamos chegar aos 50% do Arena até dezembro. Agora recebemos as colunas jacarés que darão sustentação às arquibancadas. Posso dizer que o natalense poderá ver uma forma melhor do Arena a partir de novembro”, afirma.

Obras do Arena das Dunas seguem adiantadas em relação ao Cronograma da Fifa e em fevereiro de 2013 inicia a fase de montagem das arquibancadas.


Para Demétrio Torres, o bom andamento contou com vários fatores positivos como a baixa incidência de chuvas, um boa oferta de mão-de-obra e o planejamento “pé-no-chão” da secretaria. “O Fato de Natal ter iniciado por último contribuiu para termos uma oferta maior de equipamentos, de material, de mão-de-obra. Isso tudo ajudou ao nosso planejamento”, destaca.

César Augusto/Nominuto.com
Secretário da Secopa argumentou que os entraves burocráticos para obras de mobilidade.
Apesar do bom momento, Demétrio lembrou da paralisação da obra por 15 dias no início do ano, que foi motivada pela paralisação dos operários. Segundo ele, o momento não afetou o cronograma. Sobre a comparação com o andamento das outras Sedes o secretário foi cauteloso. 

“Não podemos comparar. Resolvemos não criar um ranking, porque cada cidade possuem condições e elementos diferentes. Por exemplo, o Maracanã que já está bem adiantado é bem maior que o Arena, então os nossos 30% possuem proporcionalmente um valor diferente pelo tamanho, pelo tempo de obra”, explica.

Sobre as obras de mobilidade, o Secretário da Secopa argumentou que os entraves burocráticos, a preparação dos projetos, as licenças e os processos de desapropriação foram elementos negativos para estas obras. Já sobre as obras municipais, Demétrio Torres acredita que o erro ocorreu por falta de planejamento.

A primeira obra de mobilidade a ser entregue será a 1ª etapa da Avenida Prudente de Moraes. “Nos próximos dias vamos entregar a primeira etapa dos túneis da Prudente. As outras obras, como Avenida Roberto Freire e estrada do Aeroporto de São Gonçalo, foram necessárias mudanças no projeto. Mas não ficamos parados esperando os contratos, enquanto esperamos, são tocadas as licenças e os projetos de execução”, aponta Demétrio Torres.

Fonte: Nominuto.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Digg Myspace E-mail

 
Headlines