segunda-feira, 20 de agosto de 2012

“Agosto da Alegria” chega ao Parque das Dunas


Apresentação do Grupo de Xaxado de Parnamirim mudou a rotina do Parque. Foto: José Aldenir
O Parque das Dunas Jornalista Luiz Maria Alves está de portas abertas para a cultura potiguar dentro da programação do Agosto da Alegria, iniciativa do Governo que tem como objetivo principal exaltar a diversidade e riqueza da cultura popular do Rio Grande do Norte.
Neste final de semana, além das atividades tradicionalmente oferecidas, uma série de atrações está programada. De acordo com Lúcia Cavalcanti, coordenadora do final de semana do Parque das Dunas, desde o início do Agosto da Alegria, no dia 8, já estavam sendo realizadas ações de cunho cultural. “Estamos com um maior foco na parte folclórica, mas também temos outras atividades como contação de histórias e a parte de teatro. As pessoas que vêm para o parque não só o vêem como uma reserva ecológica e já pediam muito outras ações. Buscamos a fusão das nossas atividades com as raízes da terra”.
Lúcia também ressalta que não há outra opção na cidade como o Parque, já que áreas como a Cidade da Criança estão desativadas. “Hoje o Parque está quase que funcionando com uma área de diversão porque não têm outros. Mesmo com estas atividades não habituais que estamos realizando, respeitamos o limite de som e horário, por exemplo. Às 17h30 para tudo, em respeito aos animais, que já começam a dormir. Acredito que a educação ambiental pode estar inserida num contexto cultural artístico, respeitando as normas do Parque”.
Na manhã deste sábado houve a apresentação do Grupo de Xaxado de Parnamirim,com os espetáculos “Viva Luiz, O Rei da Sanfona” e “Fé e Vida Cangaceira”, que expressam a cultura sertaneja. A tarde subiu ao palco do anfiteatro do Bosque o Grupo de Dança Popular do Colégio Marista de Natal com o espetáculo “Dança, Antônio Nóbrega”, seguidos por mais uma apresentação do Grupo de Xaxado de Parnamirim, dessa vez com o espetáculo “A Saga de Lampião”.
A contadora Núbia Torres, que estava caminhando no Parque com a filha, achou interessante a programação do dia. “Realmente não esperava que tivesse esta atração. É muito bom porque encontramos algo diferenciado e acabamos nos distraindo”. Letícia Torres, de oito anos, filha de Núbia, também aprovou o que viu. “Vim aprender a andar de bicicleta, mas toda vez que venho aqui tem algo diferente. Gosto muito do Parque”.
A professora Francisco Cirino, levou um grupo de estudantes da Escola Estadual Maria de Lourdes Câmara, no conjunto Gramoré, na zona Norte de Natal, e disse que vai trabalhar o tema cultural durante todo o mês de agosto. “É a segunda vez que trago eles para cá. A nossa escola é pequena, não tem quadra, não tem brinquedos e as brincadeiras ao ar livre acabam sendo prazerosas. Achei muito interessante este projeto de valorizar a o que temos. Estes alunos vão conhecer a nossa cultura e para mim este é um momento único. Vamos trabalhar o folclore nas próximas aulas”.
Davi da Silva, de oito anos, aluno da escola, estava bastante tímido diante da apresentação de xaxado, mas ficou encantado. “Nunca tinha visto uma apresentação assim, mas hoje também quero brincar bem muito”.
Para a programação do domingo haverá a apresentação do espetáculo infantil “Casa de contos”, a partir de 10h e às 16h quem sobe ao palco do anfiteatro Pau Brasil de tradição é o folclórico grupo Congos de Calçola, seguido pelo grupo Capoeira da Vila, duas das principais e mais antigas expressões de cultura popular da Vila de Ponta Negra. A programação cultural continuará nos demais fins de semana do mês. O acesso ao Parque custa R$ 1.
Fonte: JHoje

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Digg Myspace E-mail

 
Headlines